Psoriase

O Que é Psoriase?

Doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente.  

Sua causa é desconhecida, mas se sabe que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.

sinais e verrugas
psoriase no joelho

Psoriase

Acredita-se que ela se desenvolve quando os linfócitos T (células responsáveis pela defesa do organismo) liberam substâncias inflamatórias e formadoras de vasos.

Iniciam-se, então, respostas imunológicas que incluem dilatação dos vasos sanguíneos da pele e infiltração da pele com células de defesa chamadas neutrófilos, como as células da pele estão sendo atacadas, sua produção também aumenta, levando a uma rapidez do seu ciclo evolutivo, com consequente grande produção de escamas devido à imaturidade das células.  

Esse ciclo faz com que ambas as células mortas não consigam ser eliminadas eficientemente, formando manchas espessas e escamosas na pele.

Normalmente, essa cadeia só é quebrada com tratamento. É importante ressaltar: a doença não é contagiosa e o contato com pacientes não precisa ser evitado.

Problemas mais comuns

Psoriase

Sintomas

Variam de paciente para paciente, conforme o tipo da doença, mas podem incluir:

  • Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas;

  • Pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós lesões;

  • Pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento;

  • Coceira, queimação e dor;

  • Unhas grossas,  sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes;

  • Inchaço e rigidez nas articulações.

Psoriase

Fatores Importantes

Além disso, alguns fatores podem aumentar as chances de uma pessoa adquirir a doença ou piorar o quadro clínico já existente, dentre eles:

  • Histórico familiar – entre 30% e 40% dos pacientes de psoríase têm histórico familiar da doença.

  • Estresse – pessoas com altos níveis de estresse possuem sistema imunológico debilitado.

  • Obesidade – excesso de peso pode aumentar o risco de desenvolver um tipo de psoríase, a invertida, mais comum em indivíduos negros e HIV positivos.

  • Tempo frio – pois a pele fica mais ressecada; a psoríase tende a melhorar com a exposição solar.

  • Consumo de bebidas alcoólicas.

  • Tabagismo: o cigarro não só aumenta as chances de desenvolver a doença, como também a gravidade da mesma quando se manifesta.

Dra Pamela Andrade

dra. pamela andrade perfil

“Dra Pamela entrega excelência no atendimento, explica tudo, esclarece as dúvidas, é extremamente cordial e atenciosa! Super recomendo o trabalho dela!"

Indiane Freitas - Google Meu Negócio

“Médica muito atenciosa. Tratou do meu filho com muita eficiência. Estou muito satisfeita com o atendimento. Além de tudo é muito educada e gentil.”

Silvia Andrade - Google Meu Negócio

“Muito acolhedora e atenciosa.Muitas amostras grátis para testar antes de comprar,o que faz não investir no produto errado.”

Graciele Pestana - Google Meu Negócio

Dúvidas Mais Comuns Sobre Psoriase

Psoríase não é contagiosa: Não se sabe ainda o que provoca a psoríase. As causas estão relacionadas a questões genéticas, imunológicas, ambientais e psicológicas. Mas uma certeza você pode ter: a psoríase não é contagiosa. Ninguém pega psoríase pelo toque, ao compartilhar roupas ou objetos ou dormir na mesma cama.

  • Psoríase em placas ou vulgar: manifestação mais comum da doença. …
  • Psoríase ungueal: afeta as unhas das mãos e dos pés. …
  • Psoríase do couro cabeludo: surgem áreas avermelhadas com escamas espessas branco-prateadas, principalmente após coçar.

Ainda não se conhece exatamente qual a sua causa. Sabe-se apenas que ela está relacionada a fatores genéticos e imunológicos de cada indivíduo.

psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, não contagiosa, incurável, com incidência genética em 30% dos casos, e que pode se agravar na terceira idade, quando há uma diminuição natural das defesas do organismo.

Entre em contato

COMO PODEMOS AJUDAR?

Preencha o formulário
Entraremos em contato o mais breve possível.