Melasma

Tratamento para Melasma

O melasma pode ocorrer por causa de alterações hormonais durante a gravidez ou de exposição ao sol.

O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar esta condição.

Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento. 

pele com melasma
rosto com antes de depois do tratamento de melasma

Melasma

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo.

Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens.

Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.

O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.

Problemas mais comuns

Melasma

Manchas

Manchas escuras ou acastanhadas começam a aparecer na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior (o chamado buço).

Pode ocorrer também o melasma extrafacial, com aparecimento das manchas escuras nos braços, pescoço e colo.

melasma

Formas

As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados).

Muitas vezes, as pessoas com melasma podem agravar a condição com um tratamento ou procedimento inadequado, ocorrendo piora importante das manchas.  

Dra Pamela Andrade

dra. pamela andrade perfil

“Dra Pamela entrega excelência no atendimento, explica tudo, esclarece as dúvidas, é extremamente cordial e atenciosa! Super recomendo o trabalho dela!"

Indiane Freitas - Google Meu Negócio

“Médica muito atenciosa. Tratou do meu filho com muita eficiência. Estou muito satisfeita com o atendimento. Além de tudo é muito educada e gentil.”

Silvia Andrade - Google Meu Negócio

“Muito acolhedora e atenciosa.Muitas amostras grátis para testar antes de comprar,o que faz não investir no produto errado.”

Graciele Pestana - Google Meu Negócio

Dúvidas Mais Comuns Sobre Melasma

Existem três tipos de melasma: epidérmico, quando há depósito exacerbado de pigmento na epiderme (camada mais superficial da pele); dérmico, caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos; misto, quando há excesso de pigmentação na epiderme, na derme e em outras regiões.

Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.

O estrogênio, por exemplo, quando produzido mais intensamente, pode agravar o melasma em mulheres que já têm propensão genética para essa dermatose. Isso pode acontecer durante a gravidez, e os cuidados com a pele durante a gestação devem ser redobrados para quem começou a perceber o surgimento das manchas.

Entre em contato

COMO PODEMOS AJUDAR?

Preencha o formulário
Entraremos em contato o mais breve possível.