Dermatite seborreica

Tratamento Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma inflamação crônica da pele que provoca escamas gordurosas e caspa no couro cabeludo, na face, ao longo do risco do penteado, ao redor das orelhas e, ocasionalmente, em outras zonas.

dermatite seborreica na face

Dermatite

A causa é desconhecida, mas o número de leveduras do gênero Malassezia, um organismo normalmente presente na pele, desempenha algum papel.

A dermatite seborreica ocorre com mais frequência nos bebês, geralmente nos três primeiros meses de vida, nos adolescentes e nas pessoas entre 30 e 70 anos.

Esse distúrbio é mais comum entre os homens, geralmente é hereditário, e se agrava com o frio.

O estresse emocional ou físico parece agravar a dermatite seborreica. Uma forma particular de dermatite seborreica também ocorre em aproximadamente 85% das pessoas com AIDS.

A dermatite seborreica também é comum entre pessoas com doença de Parkinson.

Problemas mais comuns

Dermatite seborreica

Coceiras / Vermelhidão

A dermatite seborreica costuma surgir gradualmente, provocando uma escamação seca ou gordurosa no couro cabeludo (caspa), por vezes com coceiras, mas sem perda de cabelo.

Nos casos mais graves, surgem caroços elevados escamosos amarelados ou avermelhados, ao longo do risco do penteado, por detrás das orelhas, no canal auditivo, sobre as sobrancelhas, no nariz e à volta deste, no tórax, nas axilas e na região dorsal.

Dermatite seborreica

Lesões

Nos lactentes com menos de um mês, a dermatite seborreica pode provocar uma lesão com crosta, amarela e espessa (gorro do lactente) e, por vezes, uma escamação amarela por detrás das orelhas, além de pápulas vermelhas na face.

Surge, frequentemente, uma erupção cutânea persistente na zona da fralda, ao mesmo tempo em que a erupção do couro cabeludo.

As crianças maiores e os adultos podem desenvolver uma erupção cutânea grande, persistente e com grandes escamas.

Dra Pamela Andrade

dra. pamela andrade perfil

“Dra Pamela entrega excelência no atendimento, explica tudo, esclarece as dúvidas, é extremamente cordial e atenciosa! Super recomendo o trabalho dela!"

Indiane Freitas - Google Meu Negócio

“Médica muito atenciosa. Tratou do meu filho com muita eficiência. Estou muito satisfeita com o atendimento. Além de tudo é muito educada e gentil.”

Silvia Andrade - Google Meu Negócio

“Muito acolhedora e atenciosa.Muitas amostras grátis para testar antes de comprar,o que faz não investir no produto errado.”

Graciele Pestana - Google Meu Negócio

Dúvidas Mais Comuns Sobre Dermatite

A dermatite seborreica pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como estresse, alergias, situações de fadiga, álcool, baixa temperatura, medicamentos, bem como o excesso de oleosidade na pele. Além disso, a presença do fungo Pityrosporum ovale também é uma das origens da doença..

dermatite seborréica costuma apresentar duas fases de tratamento, a primeira, de “ataque”, e a segunda, de manutenção. A primeira fase costuma durar poucos dias e tratar quase 100% dos sintomas, e a segunda consiste em medidas de manutenção, para evitar recidiva da doença.

Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e o uso de xampu adequado ao tipo de cabelo tornam o tratamento mais fácil.

dermatite seborreica apresenta um caráter crônico, com períodos de melhora e piora que persistem por décadas. A doença costuma agravar-se em tempo frio e seco, em situações de fadiga ou estresse emocional, após ingestão de alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas, em pessoas que fumam ou após banhos quentes.

Entre em contato

COMO PODEMOS AJUDAR?

Preencha o formulário
Entraremos em contato o mais breve possível.