Biopsia de Pele

O Que é Biopsia?

A biopsia é um procedimento simples, em que um pequeno fragmento da pele ou da mucosa é retirado para análise patológica, com o objetivo de diagnosticar um doença da pele, seja ela um tumor ou um outro tipo de dermatose. .

sinais e verrugas
amostra de uma biopsia de pele

Biopsia - Pele

Há dois tipos principais de biopsias da pele: por “shaving”, quando o dermatologista utiliza uma lâmina ou um bisturi especial para retirar uma pequena amostra da pele, deixando uma cicatriz achatada, e por “punch”, em que se utiliza um aparato redondo e cortante que entra na pele, retirando uma coluna de tecido.

A espessura de tecido retirado irá depender da região do corpo.

Normalmente, nesse caso é necessário fechar a área com pontos. A pequena peça retirada é enviada ao laboratório de patologia. Durante o procedimento, é aplicado anestesia local, com ou sem vasoconstritor, de acordo com a indicação médica.

A biopsia por “shaving” demora de três a quatro dias para cicatrizar, enquanto que a por “punch” leva de 5 a 14 dias, dependendo do local e do diâmetro do aparelho utilizado.

Problemas mais comuns

BIOPSIA DE PELE

Micose fungoide

A micose fungoide ou linfoma crônico das células T é um tipo de câncer caracterizado pela presença de lesões na pele que, caso não seja tratado, evoluem para os órgãos internos.

A micose fungoide é um tipo raro de linfoma não-Hodgkin, que é um tipo de linfoma caracterizado pelo aumento dos gânglios linfáticos.

BIOPSIA DE PELE

Câncer de Pele

O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento descontrolado de células anormais da pele, causado por mutações ou defeitos genéticos no DNA, na maioria dos casos decorrente da radiação ultravioleta.

O melanoma é um tipo de cancer de pele, derivado de células melanocíticas, mas que pode acometer outros locais do corpo como mucosas e visceras.

Dra Pamela Andrade

dra. pamela andrade perfil

“Dra Pamela entrega excelência no atendimento, explica tudo, esclarece as dúvidas, é extremamente cordial e atenciosa! Super recomendo o trabalho dela!"

Indiane Freitas - Google Meu Negócio

“Médica muito atenciosa. Tratou do meu filho com muita eficiência. Estou muito satisfeita com o atendimento. Além de tudo é muito educada e gentil.”

Silvia Andrade - Google Meu Negócio

“Muito acolhedora e atenciosa.Muitas amostras grátis para testar antes de comprar,o que faz não investir no produto errado.”

Graciele Pestana - Google Meu Negócio

Dúvidas Mais Comuns Sobre Biopsia

biópsia é um exame que consiste na retirada de uma pequeno nódulo suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. É um exame diagnóstico cujo objetivo é saber se nessa amostra há presença de câncer, outras doenças ou não.

Os resultados de biópsias e citologias de rotina podem estar prontos em 1 ou 2 dias após a amostra ser recebida no laboratório. Mas, existem muitas razões para alguns resultados demorarem mais tempo do que o esperado.

biópsia de pele é um procedimento simples e rápido, feito sob anestesia local, e que pode ser indicada pelo dermatologista com o objetivo de investigar qualquer alteração na pele que possa ser indicativa de malignidade ou que possa interferir na qualidade de vida da pessoa.

Biópsia Simples: É uma análise de fragmentos de tecido retirados por intervenção de pequeno porte (cirúrgica, endoscópica, com agulhas, raspados ou curetagem).

Entre em contato

COMO PODEMOS AJUDAR?

Preencha o formulário
Entraremos em contato o mais breve possível.